Confissões de um professor

Um dos problemas com que me confronto muitas vezes é explicar o simples. Acho que tenho mais dificuldades em explicar o simples do que o mais complexo. Há coisas que para mim são tão simples que nem me preocupo em saber explicar, porém são as que exigem maior preparação. Confesso que a situação que mais me incomoda numa aula é quando o aluno, apesar de se esforçar, não percebe. Fico completamente frustrado pois não consigo achar a forma mais adequada para ele perceber. Explico duas, três vezes e o aluno não consegue compreender. Nestas situações sinto-me incompetente.

Muitas vezes a solução passa por pedir a outro aluno que já percebeu, que explique a este aluno. E, não é que funciona! Parece que estava a falar uma linguagem diferente e que alguém a traduziu. Será que já me esqueci de falar a linguagem das crianças?

Contudo, também há alunos que não conseguem, não querem aprender. Parece que os estudos não são para eles. Muitas vezes estes alunos estão fisicamente na aula mas tenho duvidas se realmente estão lá. Quando os alunos não têm sucesso escolar diz-se que os alunos têm dificuldades de aprendizagem. Mas não serão os professores e a escola que estão em dificuldades?

Sem comentários: