Português versus Crioulo

A língua oficial de Cabo Verde é o português. Contudo, é uma língua que só é usada em actos oficiais ou formais. Quase ninguém fala português informalmente. Pode-se dizer que a língua materna seja o Crioulo. As crianças só aprendem a falar português quando entram para a escola primária. Por isso, o português funciona como uma segunda língua língua. De facto, nem chegam a ser bilíngues.

Apesar de já estar em Cabo verde há um ano ainda não sei falar crioulo. Entendo algumas coisas. Mas falar, ainda não. Talvez porque não tenho necessidade de aprender, visto toda a gente me entender perfeitamente. Além disso, as pessoas são simpáticas e, normalmente, esforçam-se em falar português comigo.

O crioulo é uma linguagem simples, cheia de palavras em português ligeiramente modificadas. Não existe uma gramática. Não existem muitas regras. Porém tem um senão. O crioulo não é uniforme em todas as ilhas de Cabo verde. Há diferenças substanciais. Outra dificuldade é a escrita, pois cada um escreve como fala.

Sem comentários: